sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Arqueiro.


"Diz uma lenda japonesa que um grande mestre arqueiro treinou seu discípulo até a perfeição na arte e então lhe disse:

- Agora se esqueça de tudo que sabe sobre isto!

Durante vinte anos o discípulo ia ao mestre e este nada dizia. Ele precisou esperar pacientemente. Aos poucos, ele foi esquecendo tudo o que sabia sobre arcos e flechas.

Então, um dia, ao entrar na sala do mestre ele viu um arco e não o reconheceu. O mestre foi até ele e o abraçou, dizendo:

- Agora você se tornou o arqueiro perfeito. Você se esqueceu  até mesmo do arco. Agora vá lá fora e olhe os pássaros voando e, apenas com a idéia de que eles deveriam cair, eles cairão.

O arqueiro saiu e do lado de fora ele olhou alguns pássaros voando e eles caíram imediatamente no chão. Ele ficou perplexo e não podia acreditar.

Então o mestre lhe disse:

- Agora não há mais nada a ser feito. Eu estava apenas lhe mostrando que, quando a pessoa se esquece da técnica, só então ela se torna perfeita. Agora o arco e a flecha não são mais necessários. Eles são necessários apenas para os amadores."

Ao aprender, você conhece o mundo. Ao desaprender, conhece a si mesmo. Ao aprender, você acumula conhecimento. Ao desaprender, torna-se sábio. Ao aprender, você armazena. Ao desaprender, fica despido, vazio.

Primeiro você tem que se disciplinar, estudar, aprender. Depois, você tem que desaprender, e isso é difícil, mas ao mesmo tempo é fundamental. Se não fizer assim você será apenas um técnico, e não um Grande Artista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário